Você pode passar por um período de perda significativa de peso, ter infecções ou ter diarreia durante esse período. Uma condição conhecida como lipodistrofia, bem como a síndrome de distribuição de gordura, é outra condição típica que pode levar a mudanças na forma do corpo e aumentos nos níveis de colesterol, o que pode afetar a qualidade de vida. Mudar seus hábitos alimentares pode ter um impacto positivo em sua saúde geral, bem como em como você se sente diariamente. Aqui estão algumas sugestões que podem ser úteis para você. O conselho de um nutricionista licenciado (RD) pode fornecer ainda mais informações sobre o que é melhor para você.
Manter uma dieta saudável é uma das coisas mais benéficas que você pode fazer pela sua saúde se tiver HIV. Isso pode incluir:
É essencial seguir as diretrizes fundamentais de nutrição saudável para manter um sistema imunológico saudável se você for HIV positivo. Como resultado desses princípios, podemos:
Listadas abaixo, você encontrará informações adicionais que podem ajudá-lo a começar com um plano de alimentação mais saudável e como fazê-lo.
Uma caloria mede a quantidade de energia em um único grama de alimento e uma caloria é um grama.
Existe a possibilidade de que, se você deseja manter sua massa corporal magra, você pode ter que consumir mais calorias para fazer isso. Você deve seguir as etapas a seguir para obter calorias suficientes:
Músculos, órgãos e um sistema imunológico saudável dependem da proteína para crescimento, desenvolvimento e manutenção. Para consumir o suficiente das formas apropriadas de proteína, é essencial garantir que elas terminem o seguinte:
Você pode obter energia dos carboidratos e deve consumir o suficiente dos tipos adequados de carboidratos para manter um corpo saudável:
Em comparação com os carboidratos, a gordura fornece uma quantidade mais significativa de energia. Você deve consumir uma quantidade adequada dos tipos adequados de gorduras para obter uma saúde ideal:
Exemplos: Alguns alimentos saudáveis incluem nozes, sementes, abacates, peixe, canola e azeite.
Exemplos: incluem peixe, nozes e linhaça, bem como óleos derivados de milho, girassol, soja e cártamo, para citar alguns.
Exemplos: há carnes gordurosas, frango com a pele, manteiga, laticínios feitos com leite integral e óleos feitos de coco e palma.
A ingestão desempenha um papel essencial no controle das funções do seu corpo. Indivíduos HIV-positivos precisam de suplementos vitamínicos e minerais adicionais para auxiliar no reparo e cicatrização de suas células danificadas, bem como para auxiliar na prevenção de novas infecções por HIV. Para um sistema imunológico robusto, é recomendável consumir alimentos ricos nas seguintes vitaminas e minerais:
Como é difícil ingerir todos os nutrientes de que você precisa dos alimentos que você ingere regularmente, seu médico ou outro profissional médico pode sugerir tomar uma pílula multivitamínica e mineral (sem ferro extra). Certifique-se de verificar a embalagem do produto para garantir que ele ofereça o R.D.A. completo (dose diária recomendada) (R.D.A.). Fale sobre seus medicamentos com seu prestador de cuidados primários; lembre-se de que nem sempre é melhor quando se trata de medicamentos.
Você provavelmente precisará tomar um suplemento de cálcio se não consumir pelo menos três porções de alimentos ricos em cálcio diariamente, como vegetais de folhas verdes e laticínios, regularmente. Deve-se notar, no entanto, que há um ceticismo crescente sobre isso, e estudos adicionais estão sendo conduzidos para explorar isso ainda mais.
HIV pode causar uma ampla gama de reações em seu corpo, e os tratamentos contra o HIV também podem ter efeitos não intencionais. A seguir estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a lidar com alguns dos problemas mais comuns que você pode encontrar: Pode